quinta-feira, 23 de julho de 2015

8 dicas simples para torna-se um analista de teste de primeira classe

Nós, analistas de teste, trabalhamos para garantir a qualidade de um produto. Nesse processo usamos várias ferramentas e técnicas, afim de encontrar o máximo de bugs.
Para alcançar o posto de analista de teste de primeira classe, deixo 8 dicas simples:
Ter um forte background técnico e proficiência - para criar testes funcionais ou testes automatizados eficientes, temos que sempre buscar novos conhecimentos, nos mantendo atualizados. Conhecimento nunca é demais.

Capacidade para investigação - a razão é simples: podemos criar testes eficientes, mesmo quando tiver uma documentação incompleta ou a falta dela. Temos que correr atrás do maior número de informações. Ser curioso.

Habilidade de observação -  esta capacidade está ligada com as habilidades descritas acima. Prestar atenção a certos detalhes que podem passar despercebidos, ou foram julgados não importantes na reunião ou documentação.
Com isso iremos criar bons testes, que incluirá  todos os aspectos e detalhes importantes, que podem afetar o resultado final.

Habilidade de comunicação - para obter a informação desejada em uma parte específica do produto ou código ou para explicar suas próprias observações.A boa comunicação irá ajudar a assegurar a colaboração de pessoas envolvidas no produto.

Habilidade de escrita - saber descrever com clareza um bug encontrado é muito importante. Quando um desenvolvedor ler, irá rapidamente identificar o problema e como ele ocorreu. E consequentemente, irá corrigir de forma correta e rápido o bug.

Auto aprendizagem - essa habilidade vai de encontro com a primeira habilidade. Não dependa só de outras pessoas para te passar o conhecimento. Corra a trás de artigos, blogs, sites, livros. A internet está cheia de bons materiais. Faça uso dela.

Humor - irá ajudar a não se tornar um louco durante as horas do trabalho. O humor também é importante na interação com as outras pessoas.

Prática - a prática fecha por completo todas as habilidades descritas acima. Pois não adianta só ficar na teoria. Tem que meter a mão na massa. A prática irá aperfeiçoar o conhecimento.

Ao começar estudar e colocar em práticas novos conhecimentos, vai ter momentos que não vamos entender nada, mas logo depois torna-se claro. 
Mas não devemos nos preocupar, pois é um sinal que estamos movendo nossa carreira, e movendo para frente. 

Finalmente iremos logo perceber algo como "Nossa, como eu não conseguia entender isso antes?!" será a confirmação da simplicidade das etapas descrita acima.

Tendo em mente estes passos, podemos garantir que estamos progredindo na nossa carreira, tornando um analista de teste de primeira classe. 

Abraços e até a próxima! 
 ________________________________________

Gostou? Compartilhe

br.linkedin.com/pub/silas-fellipe/24/33a/950





Nenhum comentário:

Postar um comentário